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Segundo os donos das empresas, as mídias digitais, também conhecidas como Mídias Sociais – Facebook, Instagram, Twitter, etc – aumentam a visibilidade da empresa. Especialistas creem que as redes sociais ainda ajudam na relação com o cliente.
Profissionais de vários setores do Brasil, sobretudo os de Brasília-DF, utilizam a Internet (Web), principalmente as Redes Sociais, para se aproximar dos clientes e aumentar as vendas. De acordo com empresários entrevistados pelo G1, manter uma página na Web aumenta a visibilidade da empresa e possibilita identificar seu público-alvo.
O Proprietário da DecoArt Artesanato em Concreto, o empresário Rui Mauro de Freitas alimenta a página da firma desde 2010, quando o empreendimento foi criado. Segundo ele, as mídias são ferramentas de trabalho no seu dia a dia.
“Eu descobri que tem mecanismos de alavancar as vendas e eu uso o sistema pago da Rede Social. Eu pago pra divulgar o meu produto. Agora, nesse período (crise), as vendas deram uma caída, mas na época que estava melhor de venda, praticamente 90% vinham da Internet”, afirma.
Segundo Freitas, é possível direcionar as publicações pagas para as pessoas que se interessam por determinado tipo de anúncio, como paisagismo e arquitetura. Além disso, a página gera um perfil sobre quem a visita. No caso dele, as mulheres com idade entre 25 e 44 anos correspondem a 80% dos acessos.
“Como eu vejo essas informações, eu sei quem consome mais o meu produto. Geralmente, por ser um produto decorativo, a mulher escolhe e o homem paga. Às vezes, quando vem só o homem aqui, ele fala: ‘Bom, gostei, mas tem que trazer minha mulher pra ver’. Então, pegamos essas informações e direcionamos a divulgação”, explica.
O empresário explica que, como trabalha com paisagismo e decoração, o seu produto é muito visual. A partir desta conclusão, ele começou a apostar em postagens de fotos.
A pessoa olha, acha bonito e curte. E o resultado vem nas vendas”, diz o empresário Rui Mauro de Freitas.
“Comecei a explorar isso e vi que 80% das minhas vendas são para moradores de condomínio fechado. Então, eu tiro fotos bonitas de jardins e posto. A pessoa olha, acha bonito e curte. E o resultado vem nas vendas”, diz.
Motivado pelo baixo custo do investimento na web, Warlos Freitas Lima, sócio-proprietário da Usimak, começou a publicar na internet em 2011, antes mesmo de abrir a empresa física. Hoje, além de ter uma loja online, ele faz postagens em páginas de relacionamentos e em uma rede de vídeos (YouTube).
Um dos vídeos postados pelo empresário foi compartilhado por quase 2,5 milhões de pessoas. Em outra publicação, mais de 200 mil pessoas curtiram um vídeo.
“Eu comecei em 2011, e na época, publicidade era caro e na Internet parecia mais barato. Fazer o produto é fácil, o difícil é vender. Para mim, até hoje, Internet é o meio de divulgação mais barato que existe”, relata.
Lima considera que 90% de suas vendas sejam feitas pela Internet. Ele explica que utiliza meios de impulsionar as publicações sem ter que pagar, como publicar as fotos, vídeos e informações em grupos diversos nas redes sociais.
“Eu comecei a fazer os vídeos e o resultado veio logo no início. Na época, a construção civil estava bombando no mercado e então eu consegui divulgar minha marca rápido. Hoje, eu quase não tem atendimento presencial, é tudo pela Internet”, completa o empresário.
Segundo o professor Leonardo Diogo Silva, especialista em Mídias Digitais, os empresários perceberam as vantagens da divulgação na Web. Ele calcula que cerca de 80% do valor investido em publicidade nas empresas é direcionado para o meio digital.
“Além das vendas, aumenta e melhora o relacionamento com o cliente. A mídia digital trabalha com ciclo, fluxo de comunicação, onde, por meio de vários canais, eu consigo ter regularidade com esse público. Gera um relacionamento, um vínculo”, explica.
O especialista acredita que os consumidores também buscam na Internet ter maior privacidade ao fazer compras, além de não ser preciso se deslocar.
“Os vendedores, muitas vezes, são invasivos, chatos e espantam o cliente. Ligam em horas inoportunas, mandam mensagens fora da hora, por isso o cliente tem receio e prefere fazer esse processo online”, conclui o diretor.
Para o Especialista em Mídias Sociais, fundador e proprietário da Cyberh Tecnologia e Marketing Digital, os empresários que ainda não investiram em algum tipo de Mídia Digital, não o fizeram por receio, medo ou absoluta falta de conhecimento, pois além de ser muito mais acessível (barata) eles reconhecem que aparecer – leia-se anunciar de forma paga ou não – para um público qualificado (público-alvo deles) é fundamental para qualquer tipo negócio! Cedo ou tarde eles acabarão migrando para o meio digital. Não trata-se de uma tendência, já é uma realidade, um caminho sem volta, afirma.
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