X

Quanto custa uma Campanha para Vereador? – Eleições 2020

Quanto custa uma Campanha para Vereador? - Eleições 2020 [ ... ]

Quanto custa uma campanha para vereador?

Eleições 2020

    Agora que o pré-candidato decidiu se candidatar, precisa começar a se preocupar com várias coisas, inclusive com o orçamento da campanha de vereador. A crescente onda de renovação que toma conta do país afirma que campanhas eleitorais “de verdade” não precisam de grandes verbas e sim de bons argumentos + Redes Sociais + engajamento. Então como entregar esses argumentos aos eleitores sem considerar os custos mínimos de uma campanha política para vereador?

Se você acredita que é possível fazer uma campanha eleitoral sem gastar NADA, esse texto não é para você, mas se quiser saber como fazer uma campanha eficiente gastando pouco, seguem abaixo algumas dicas!

  Campanhas eleitorais com baixos orçamentos precisam de:

  • Trabalho antecipado de construção de reputação
  • Compreensão de quem é o eleitorado
  • Ações de mobilização
  • Mensagem única consistente

  Teto de gastos de uma campanha de vereador

Antes de mais nada, você deve estar atento ao teto de gastos, que é o máximo de recursos que você poderá investir em sua campanha. Por exemplo, em São Paulo, um candidato a vereador pode investir pouco mais de R$ 3 milhões. Para cidades com até 10 mil eleitores, o teto será de R$ 10,800,00.

A tabela com o teto de gastos será divulgada em 2020 pelo TSE, mas deve obedecer a mesma que vigorou em 2016, acrescida de correção monetária.

Agora que você já sabe o máximo que poderá gastar, vamos aos gastos básicos de uma campanha para vereador.

  Gastos de campanha de vereador para cidades pequenas

Levando em conta o fato de que 70% dos municípios brasileiros tem entre 10 e 20 mil habitantes, separei um conteúdo para campanhas de cidades deste porte e que tenham o teto de gastos fixados em R$ 10.800,00.

Geralmente, municípios nesta faixa populacional têm uma configuração mais horizontal, ou seja, quase não tem prédios e boa parte possui grandes áreas rurais, o que evidencia a importância de um trabalho porta a porta, utilizando a internet como um facilitador dessas ações. Ela deverá ser usada para cadastrar possíveis eleitores adequadamente, informá-los de conteúdos da candidatura, desmentir eventuais boatos que coloquem a candidatura em risco e mobilizar as pessoas para votar.

Para fazer esse trabalho você vai precisar da ajuda de alguém que conheça um pouco mais da internet e das ferramentas digitais. Caso opte por fazer tudo sozinho, recomendo que comece a estudar marketing político digital agora.

   Lista de gastos básicos de uma campanha de vereador

    Contratação de profissionais para sua campanha eleitoral

Para gerenciar seus canais na internet, você pode buscar alguém de sua família ou círculo de amizades e contar com um trabalho voluntário, caso contrário, será preciso contratar um profissional, que pode ser um estudante que já use bem a internet, e matriculá-lo em um curso online de marketing político. Creio que algo entre R$ 500,00 e R$ 1.500,00 reais de remuneração será suficiente para pagar esse profissional, durante os 45 dias.

Outro gasto que você terá será a contratação de um profissional de design para cuidar da produção de seus materiais gráficos. Geralmente os partidos oferecem pequenas quantidades de material impresso para candidatos. Cabe a eles, se possível, cobrir os gastos com identidade visual. A contratação de um profissional regional para desenvolver as artes que irão para a gráfica variam entre R$ 250,00 e R$ 1.000,00. 

    Impulsionamento de conteúdos eleitorais durante a campanha de vereador

Você também deve computar os gastos que terá com anúncios em redes sociais. Geralmente, em cidades pequenas, o impulsionamento é mais barato do que nas cidades maiores.

Para você ter uma ideia, fizemos um teste simulando o investimento de R$ 100,00 em anúncios no Facebook e Instagram para uma cidade com 6 mil habitantes conectados ao Facebook durante uma semana, e a média do público  impactado ficaria entre 500 e 1500 pessoas. Essa variação do número de pessoas impactadas acontece de acordo com a qualidade do conteúdo impulsionado, mas este número já pode servir como um norte para você começar.

Tenha em mente que os anúncios são utilizados para a construção de algo, e precisam de tempo e continuidade para alcançar seus eleitores.

Anúncios no Facebook funcionam como pedrinhas atiradas na água. É melhor atirar várias delas e fazer várias ondas do que apenas uma “pedrona”.

    “Ah, mas eu não tenho dinheiro nenhum, então o que devo fazer?”

É preciso entender que candidatura é coisa séria, é um trabalho que requer investimento. Se você não tem recurso nenhum, você tem duas opções: não se candidatar ou conseguir doações para sua campanha.

 Fique de olho: contar com o dinheiro do fundo eleitoral não é bom negócio.

Esta é a hora de planejar como arrecadar doações para sua campanha eleitoral, e começar, desde já, a coletar doações no período da pré-campanha, assim, quando chegar a eleição terá como dar os passos iniciais.

Se após os esclarecimentos acima, você decidiu se candidatar a Vereador da sua cidade, veja nossos Serviços de Marketing Político Digital [ clique aqui ].

Fonte: https://marketingpoliticohoje.com.br/quanto-custa-campanha-vereador/

Este post foi modificado em 10/25/2019 17:58

Cyberh Tecnologia e Agência de Marketing Digital: A <b>Cyberh <a href="https://cyberh.com.br/tecnologia-informacao-comunicacao-tic-brasilia-df-gerencia-projetos-criacao-portal-intranet-software-aplicativos-web-mobile-app-desktop-infraestrutura-hardware/">Tecnologia</a> e <a href="https://cyberh.com.br/assessoria-completa-marketing-digital-brasilia-df-fortaleza-ce-agencia-cyberh/">Agência de Marketing Digital</a></b> cresceu e deixou de ser incubada de uma <b>Agência de Publicidade e Propaganda</b> porque deu certo! <a href="https://cyberh.com.br/agencia-certificada-google-adwords-brasilia-df-official-partner/">Tornou-se uma <b>Agência Parceira Oficial da Google</b> - <b>Google <i>Partner</i></b> - Homologada e Certificada em <b>Google Ads pela Google!</b></a> Com sede em <b>Brasília-DF</b>, atuando há mais de 10 anos no mercado. É uma agência que desenvolve trabalhos integrados na área de <b><a href="https://cyberh.com.br/assessoria-completa-marketing-digital-brasilia-df-fortaleza-ce-agencia-cyberh/">Comunicação Digital</a></b>, com <i>Knowhow</i> em <b><a href="https://cyberh.com.br/publicidade-propaganda-integrada-por-meio-do-marketing-digital-brasilia-df-fortaleza-ce-agencia-cyberh/">Publicidade / Propaganda</a>, <a href="https://cyberh.com.br/assessoria-completa-marketing-digital-brasilia-df-fortaleza-ce-agencia-cyberh/">Marketing Digital</a> / <a href="https://cyberh.com.br/#servicos">Convencional</a></b> e <b><a href="https://cyberh.com.br/eleicoes-2020-politica-agencia-marketing-politico-digital-campanha-eleitoral-prefeito-prefeita-vice-vereador-vereadora-eleicoes-municipais-2020/">Marketing Político Digital</a></b>. Posicionamos você ou o seu negócio de acordo com o mercado e público-alvo, <a href="https://cyberh.com.br/#marketing-digital">mensurando os resultados</a> de forma precisa. Contamos com um quadro de profissionais multidisciplinares para o desenvolvimento de serviços de <b><a href="https://cyberh.com.br/#servicos">Comunicação Integrada</a></b>, que agregam na integração das mídias e a interação entre elas, diminuindo assim o custo dos serviços, pois tudo é criado e produzido aqui, desde a <a href="https://cyberh.com.br/#servicos">elaboração da marca</a> até a <b><a href="https://cyberh.com.br/#marketing-digital">divulgação do Produto ou Serviço na Web</a></b>. Nosso grande diferencial é a expertise em Tecnologia da Informação e Comunicações. São mais de 20 (vinte) anos de experiência em <b>projetos de TIC</b>, desde o desenvolvimento de sistemas e aplicativos (web, desktop e mobile), segurança da informação, infraestrutura / redes à redução de custos com telefonia (fixa e móvel).<b>NOVO</b>Dispomos também de <a href="https://cyberh.com.br/desenvolvimento-sistemas-inteligencia-artificial-machine-learning-mineracao-dados-big-data-apps-ios-android-tecnologia-brasilia-df/" title="Inteligência Artificial, Machine Learning, Deep Learning, Data Mining, Big Data, NoSQL e muito mais!"><b>soluções que usam Inteligência Artificial (AI), Aprendizado de Máquina (<i>Machine Learning</i>) e Aprendizado Profundo de Máquina (<i>Deep Learning</i>) para automação, solução de problemas e reconhecimento de padrões, além de serviços de Mineração de Dados (<i>Data Mining</i>), Big Data e NoSQL para análise de grandes volumes de dados de bancos não relacionais</b></a>. Resumo das habilidades, competências e atitudes dos nosso colaboradores: ✦ Mestrado em Governança, Tecnologia e Inovação; ✦ Pós-graduação em Ciência de Dados e Machine Learning; ✦ Stricto Sensu (mestrado) em Big Data e Inteligência Artificial pela Universidade de Brasília - UnB (aluno especial);    ✦ Professores de MBA e Pós-Graduação;    ✦ Mais de vinte anos de experiência em tecnologia (Microsoft), quinze de gerência e uso (avançado) de Linux e Internet e mais de dez como gerente de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação;    ✦ Ampla experiência em governança de TIC, infraestrutura, telefonia, sistemas, segurança da informação, desenvolvimento de soluções, com ênfase em implantação e integração de ERPs com sistemas legados;    ✦ Revisão técnica da terceira edição do livro: Tecnologia da Informação para Gestores – Informação é poder;    ✦ Vivência prática na elaboração de PDTICs – Plano Diretor de TIC de curto, médio e longo prazo;    ✦ Habilidades: liderança (coaching) de equipes mistas, aprendizado rápido, excelente adaptação frente às mudanças (resiliência), criatividade, inovação, resolução de problemas complexos e negociação de conflitos;    ✦ MBA em Controladoria e Finanças, Pós-Graduação em Gestão Empresarial, MBA em Gerência de Projetos (PMBoK) e Graduação em Processamento de Dados;    ✦ Participação em vários Planejamentos Estratégicos;    ✦ Diferenciais: empreendedores / intra-empreendedores, visão holística, estratégica, financeira, contábil, mercadológica, análise de riscos, gestão de crises, retorno do Investimento (RoI) e payback, mente aberta para inovação / oportunidades, além de realização de trabalhos voluntários;    ✦ Administração sempre focado nos resultados e objetivos, através do estabelecimento e cumprimento de metas, com base na eliminação de desperdícios, custos e despesas;    ✦ Atuação em empresas de alta tecnologia, varejo, indústria, prestadoras de serviços, ONGs, públicas, outsourcing, software house e agências de publicidade e propaganda;    ✦ Experiência na implementação e gestão de servidores virtualizados, computação em nuvem (cloud computing), soluções corporativas, wireless / Wi-Fi, migração, implantação e integração de novos sistemas e tecnologias;    ✦ Conhecimentos em vendas, marketing, propaganda e publicidade e criação de campanhas e veiculação de anúncios na Web (Google AdWords, Facebook Business / Ads, entre outros).
Postagem Relacionada

Este site usa cookies.